Quando o medo de sofrer se torna um sofrimento

O medo é um sentimento fundamental para a sobrevivência  do ser humano. Ele faz com que nos afastemos dos verdadeiros perigos, preservando assim, a  vida.

Porém, muitas pessoas tende a sentir o medo muito mais intenso, e enxergam apenas os acontecimentos ruins e maiores do que na realidade são.

Por exemplo, pessoas que não iniciam um relacionamento com medo de sofrer num suposto termino, outras não viajam com medo de uma suposta queda do avião, medo de uma suposta apresentação desastrosa, medo de dirigir pensando na possibilidade de perder o controle do volante e bater em todos os carros, medo de começar uma graduação, medo de pedir demissão de um emprego que não está te fazendo bem, e muitos outros medos que supõe um acontecimento que na grande maioria das vezes, acontecem apenas na imaginação. Se  é este o seu caso, o medo do sofrimento pode estar paralisando a sua vida!

Este medo faz com que você fique com a sua vida  estagnada, não consegue avançar pois o medo te paralisa as suas decisões. Na verdade você sofre com o medo de sofre, e talvez o medo de sofrer te faz sofrer muito mais do que um desastre, se acontecesse de verdade.

Mas como sair deste ciclo de medos?

Dizem que a coragem é o contrário do medo e por isso é o sentimento ideal para combater o medo. Mas será? Será que estas pessoas não foram corajosas o suficiente?

No livro Uma Jornada de Autodescoberta o autor considera que para combater  o medo é necessário ter fé. Se concordo com ele? Muito! É preciso ter fé de que no final tudo vai dar certo, de que um Ser maior que você esta zelando da sua vida. Tudo o que acontece, se não for uma benção, por certo é uma lição que te fará mais forte, resiliente e maduro.

No final nem a alegria e nem a tristeza são para sempre, elas tem o seu tempo  de início, meio e fim. Sim, o sofrimento e a tristeza tem um fim.  Então, tenha fé de que tudo ficará bem e viva, apenas viva.

Please follow and like us: